terça-feira, 3 de fevereiro de 2015
Dobras
Resultam da ação de forças compressivas sobre rochas com comportamento dúctil, isto é, capazes de sofrer deformação sem quebrar. A deformação é irreversível e permanente. Este tipo de estruturas pode variar muito de tamanho (de poucos centímetros a vários quilómetros).
http://nhaciencia7cvg.blogspot.pt/2010_12_01_archive.html
Falhas
http://anafilipa4-turma13.blogspot.pt/2010/06/falhas.html
Falha normal- Ocorre quando o muro se eleva em relação ao teto (forças distensivas).
Falha inversa- Ocorre quando o teto se eleva em relação ao muro (forças compressivas).
Falha de desligamento- Deve-se a forças de cisalhamento, que são horizontais e opostas.
Tipos de limites de placas
Transformante- Frequentemente, as placas deslizam uma em relação à outra, sem perdas nem acréscimos de materiais rochosos.
Convergente- Geralmente, uma das placas, mais densa, mergulha sob a outra, menos densa,
e é destruída pelas elevadas temperaturas e pressões do manto. Este fenómeno compensa a formação de nova crusta nas zonas de rifte.
Divergentes- As linhas de fratura da litosfera a partir dos quais duas placas de afastam em sentidos opostos. O afastamento de placas favorece a ascensão de magmas do manto, com o consequente arrefecimento desses materiais e a formação de nova crusta.
Células de convecção
O núcleo do planeta é extremamente quente, sinal da sua capacidade em produzir calor. Este calor transmite-se aos materiais do manto inferior, aquecendo-os. Estes materiais profundos e muito quentes ascendem no manto à medida que as massas mais superficiais e frias descem. Este fenómeno é conhecido por células de convecção.
Rifte
Fossa oceânica (zona de subdução)
Placas litosféricas ou tectónicas
http://www.coladaweb.com/geografia/placas-tectonicas
A litosfera encontra-se dividida em várias placas, de dimensões variáveis, capazes de se movimentarem sobre a astenosfera. As placas interagem umas com as outras nos seus bordos ou limites de placa, dando origem a processos que envolvem grande quantidade de energia e estão na base de fenómenos feológicos diversos.
A teoria da tectónica de placas
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/placas-tectonicas-movimento-de-placas-muda-relevo.htm
A teoria da tectónica de placas é uma evolução da teoria da deriva dos continentes, defendida por Wegener. Esta descreve os movimentos da litosfera terrestre e envolve um conjunto de estruturas e processos que deve ser compreendido como um todo.
Polaridade normal e inversa
http://wikiciencias.casadasciencias.org/wiki/index.php/Paleomagnetismo
A direção do campo magnético terrestre pode ser normal ou inversa, mudando regularmente ao longo do tempo geológico.
A orientação de minerais de ferro, no basalto, fica alinhada com a direção do campo magnético terrestre existente na altura da formação da rocha.
Esta característica permitiu descobrir um padrão simétrico de inversões de polaridade, para ambos os lados a partir do rifte.
Subscrever:
Mensagens (Atom)